Encontra aqui toda a actualidade sobre o Cristiano Ronaldo. Se és Fan do craque português , então estas no site ideal...
Sábado, 25 DE Maio 2013

O desporto preferido de Tie Rigen, estudante de etnia mongol, é o basquetebol, mas se lhe perguntarem se conhece "C Luo" (o nome de Cristiano Ronaldo na China), ele começa por sorrir, como se a resposta fosse mais do que óbvia.

 

"Claro que conheço. Toda a gente conhece 'C Luo', sobretudo os rapazes", diz Tie Rigen, aluno do 2.º ano de português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai), onde adotou o nome de Fernando.

 

A frase confirma a avaliação feita há já alguns anos pelo ensaísta Lian Yue, autor de um dos mais conhecidos blogues chineses, cujo nome (O Oitavo Continente) é inspirado numa passagem de "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa: "De Portugal, o que se conhece melhor na China é o futebol".

 

Uma frase que adquire significado particular quando se assinalam 500 anos da chegada à China, em 1513, do português Jorge Álvares, o primeiro europeu a chegar ao Império do Meio por via marítima, um facto histórico desconhecido da generalidade dos chineses.

 

Um empresário português radicado há cinco anos no sudoeste da China, Paulo Xavier, constatou o mesmo fenómeno: "A primeira coisa que os chineses associam a Portugal é o futebol e, dentro do futebol, o primeiro é o Cristiano Ronaldo e, a seguir Figo".

 

Só no 'Tencent', uma das redes sociais da China, Cristiano Ronaldo tem mais de dez milhões de seguidores: "I love it", escreveu a semana passada o capitão da seleção portuguesa no seu microblogue, em inglês, acerca do seu nome chinês.

 

Como habitualmente, a mensagem de "C Luo" era acompanhada por uma fotografia, neste caso a do carimbo com os carateres gravados a vermelho.

 

O microblogue foi criado em outubro de 2011, cerca de dois meses depois de uma muita criticada exibição de Cristino Ronaldo na China, com a equipa do Real Madrid.

 

"C Luo" marcou nos dois jogos amigáveis que disputou, mas as suas lacónicas respostas numa conferência de imprensa em Cantão não agradaram aos jornalistas chineses e alguns consideraram-no até "arrogante".

 

"Ele parece sempre narcisista e arrogante", comentou um responsável do Titan, um dos principais jornais desportivos da China. Mas os adeptos e os jogadores continuam a gostar de "C Luo".

 

Em abril passado, o melhor marcador da superliga chinesa, o brasileiro Elkeson, ex-jogador do Botafogo ao serviço do Guangzhou Evergrande, apontou Cristiano Ronaldo como a sua fonte de inspiração.

 

"Todos os brasileiros tem uma ligação a Ronaldo (Nazário Ronaldo) e ele é o meu ídolo. O meu objetivo, no entanto, é evoluir da mesma maneira que Cristiano Ronaldo, apesar de a diferença de nível entre nós ser ainda muito grande", disse Elkeson numa entrevista citada pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

fonte:http://www.record.xl.pt/f

publicado por adm às 20:02
pesquisar neste blog
 
links